Brasil - Brasília - Distrito Federal - 27 de outubro de 2025
InícioDia a Dia BrasilJunho Lilás destaca a importância do Teste do Pezinho Ampliado para todo...

Junho Lilás destaca a importância do Teste do Pezinho Ampliado para todo o Brasil

O IJC reforça a necessidade do diagnóstico precoce para garantir qualidade de vida aos bebês com Doenças Raras e outras condições graves

Informe Publicitário

Junho Lilás marca o mês de conscientização sobre a importância do Teste do Pezinho, exame realizado, preferencialmente, após 48h do nascimento até o 5º dia de vida, por meio da coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê. Enquanto a versão ampliada do teste pode identificar cerca de 50 Doenças Raras, genéticas, metabólicas, imunológicas e infecciosas – muitas silenciosas nos primeiros meses de vida, grande parte do país realiza somente a versão básica oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que rastreia seis doenças.

Nesse cenário, o Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos dedicada à saúde e inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, atua na ampliação do acesso ao diagnóstico precoce de Doenças Raras logo nos primeiros dias de vida, por meio do Teste do Pezinho, também conhecido como Triagem Neonatal Biológica.

“O Teste do Pezinho é mais do que um exame, é um direito garantido por lei. E quando falamos sobre Doenças Raras, cada dia faz diferença para garantir o início do tratamento antes do aparecimento dos sintomas. O diagnóstico precoce permite que a criança tenha mais qualidade de vida, evitando danos irreparáveis”, afirma Daniella Neves, Gerente de Saúde do Instituto Jô Clemente (IJC).

Em 64 anos de atuação, o IJC já triou mais de 18,5 milhões de bebês no Testes do Pezinho, consolidando-se como um dos principais Serviços de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) do país, serviço este credenciado pelo Ministério da Saúde.


A ampliação da Triagem Neonatal também tem avançado no setor público. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registrou entre os anos de 2021 e 2024 um total de 339.379 procedimentos de Triagem Neonatal Ampliada (TNA) – o nome técnico do Teste do Pezinho realizado na rede municipal. No mesmo período, também foram realizados 478 testes metabólicos confirmatórios, 952 testes imunológicos confirmatórios e 743 testes genéticos confirmatórios, todos relacionados à Triagem Neonatal Ampliada (TNA). Já no período de janeiro a abril de 2025, foram realizados 27.494 procedimentos de Triagem Neonatal Ampliada (TNA), além de 62 testes metabólicos confirmatórios, 106 testes imunológicos confirmatórios e 55 testes genéticos confirmatórios.

“A ampliação do Teste do Pezinho foi um grande avanço para o município de São Paulo, pois permite o diagnóstico precoce dessas doenças, evita danos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor, sequelas, internações e até óbitos”, reforça o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As mais lidas