Brasil - Brasília - Distrito Federal - 11 de janeiro de 2025
InícioContexto AmbientalCom ICMBio, Brasil se destaca no palco global da conservação da biodiversidade

Com ICMBio, Brasil se destaca no palco global da conservação da biodiversidade

Com pavilhão em Congresso da IUCN, o Instituto apresentou projetos de impacto e avançou em cooperações com países como China e Emirados Árabes. O Brasil se destacou com liderança técnica, inovação e articulação política

Informe Publicitário

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e diversas instituições colaboradoras, organizou o Pavilhão do Brasil no Congresso Mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O evento é uma das maiores reuniões globais dedicadas à conservação da natureza, reunindo especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil de diversos países.

Realizado a cada quatro anos, o Congresso tem como objetivo discutir e avançar em estratégias para a conservação da biodiversidade, promovendo a integração entre ciência, políticas públicas e práticas de sustentabilidade. Nesta edição, o encontro abordou, entre os temas centrais, como fomentar uma conservação transformadora, reafirmando o compromisso internacional com a proteção dos ecossistemas.

Durante o evento, o ICMBio, além de participar das diversas atividades promovidas pela organização do evento e pelos pavilhões de outros países, apresentou projetos e iniciativas que reforçam sua missão institucional de proteger a biodiversidade brasileira, as unidades de conservação (UCs) federais e fomentar o uso sustentável dos recursos naturais.

Pavilhão Brasil
A instalação do pavilhão brasileiro foi um ineditismo no escopo do evento. O local foi palco de consolidações de parcerias e apresentações constantes de iniciativas nacionais e internacionais relacionadas ao objetivo geral e aos objetivos específicos do congresso.

Entre as atividades apresentadas pelo ICMBio estiveram o Sistema de Avaliação e Monitoramento de Gestão (SAMGeDiag e SAMGePlan) e o jogo sério relacionado (SIMGe – Simulador de Gestão); iniciativas voltadas ao fortalecimento da Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinção; e abordagens inovadoras para a conservação da fauna brasileira, como o Projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB), o MapBiomas, e experiências de uso público, como Observação de Aves e Turismo de Base Comunitária. Também foram realizados painéis sobre a gestão de áreas protegidas em regiões áridas, com destaque para as experiências na Caatinga.

Um dos destaques do pavilhão foi a adesão oficial da IUCN à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pelo Brasil durante sua presidência no G20, no último ano — iniciativa que já mobiliza diversos países e organizações internacionais.

A ministra é uma autoridade internacional no que toca a assuntos socioambientais – Foto: Duda Menegassi/O Eco

Mais sobre a participação do Instituto Chico Mendes
Essa ampla participação reforçou o compromisso do ICMBio com o uso de ferramentas inovadoras e parcerias estratégicas, demonstrando o esforço contínuo do Instituto em conciliar conservação ambiental e desenvolvimento social. Assim, a participação no congresso se provou relevante para troca de experiências e construção de soluções. Propostas de parcerias foram estreitadas, por exemplo, com a Universidade de Duke Kunshan da China e com a EKTHAR dos Emirados Árabes.

Para além das atividades junto ao pavilhão nacional, o Instituto também interagiu com os Pavilhões das Américas, da Mongólia, Nature Positive e Green List.

“O Congresso da IUCN representou uma oportunidade única para o Brasil compartilhar experiências e fortalecer seus compromissos nos temas do encontro, fundamentais à manutenção dos serviços ecossistêmicos e ao bem-estar das futuras gerações”, afirma o diretor da Divisão de Assuntos Internacionais do ICMBio, Raul Fontana.

Mais um reconhecimento internacional à ministra Marina Silva
Durante o congresso, a ministra do MMA, Marina Silva, foi agraciada com a Medalha Memorial John C. Phillips, a mais alta honraria concedida pela IUCN. O reconhecimento destaca sua trajetória e contribuições para a conservação da biodiversidade e o fortalecimento das políticas ambientais no Brasil e no mundo.

A entrega da medalha, anunciada durante o evento, reforça não apenas os trabalhos da ministra, mas a liderança do país nas agendas globais de sustentabilidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As mais lidas