Brasil - Brasília - Distrito Federal - 11 de janeiro de 2025
InícioPelo BrasilLeia na VejaPor Matheus Leitão: Entidade de pacientes renais cobra atualização de norma da...

Por Matheus Leitão: Entidade de pacientes renais cobra atualização de norma da Anvisa

Fachada do edifício sede da Anvisa

Informe Publicitário

Após acidentes graves em clínicas de diálise, Fenapar defende revisão de norma sanitária que define os parâmetros de qualidade da água no tratamento.

A Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais (Fenapar) publicou uma nota pública na qual cobra da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) a atualização das regras que tratam da qualidade da água usada em clínicas de diálise. A entidade, que representa pacientes de todo o país, afirma que a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 11, publicada em 2014, está desatualizada e não garante o nível de segurança exigido para evitar contaminações e complicações em tratamentos renais.

O alerta vem após episódios recentes que, segundo a Fenapar, colocaram em evidência a vulnerabilidade do sistema. Em Sumaré (SP), dezenas de pacientes passaram mal após sessões de hemodiálise e precisaram de atendimento hospitalar. A suspeita é de que houvesse contaminação na água. Mais recentemente, no Rio de Janeiro, um paciente morreu após ser contaminado com ácido durante o tratamento. Ambos os casos estão sob investigação. Para a Fenapar, os episódios são alertas de que o país precisa adotar protocolos mais rigorosos para proteger os pacientes renais crônicos.

Na nota pública, a entidade defende que a Anvisa atualize a RDC que define os parâmetros de qualidade da água na diálise. Segundo a Fenapar, o Brasil ainda permite índices microbiológicos e de endotoxinas muito acima dos padrões aplicados internacionalmente. Países como Alemanha, Japão, França e Estados Unidos já exigem o uso de uma “água ultrapura” nos tratamentos dialíticos, padrão que reduz complicações inflamatórias e garante maior segurança aos pacientes.

Por Matheus Leitão – Revista Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As mais lidas