LUIZA STEVANATTO E PÉTERSON NEVES, SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O SBT voltou atrás e decidiu não exibir o especial de Natal de Zezé Di Camargo, no próximo dia 17 de dezembro.
O SBT pretendia manter a exibição do especial de Zezé mesmo após o cantor criticar a presença de políticos do governo no lançamento do SBT News. Entretanto, a emissora de Silvio Santos decidiu, na noite de hoje, cancelar a exibição da gravação com o artista.
“A Assessoria de Comunicação informa que, após avaliações internas, a cúpula do SBT decidiu por não exibir o Especial “Natal é Amor”, que estava programado para a próxima quarta-feira, às 23h00. A emissora divulgará em breve a atração que ocupará o horário”, disse o SBT, em contato com a reportagem.
A emissora também decidiu não responder diretamente às críticas de Zezé. Segundo a assessoria do canal, a carta aberta escrita por Daniela Beyruti “já diz tudo”.
Nesta madrugada, Zezé pediu que a emissora não exibisse o programa “Natal é Amor”. “Para mim, não faz sentido colocar esse especial no ar. Beijo. Amo vocês, amo o SBT, tenho o maior carinho, mas acho que vocês estão… Desculpem, prostituindo. Não faço parte disso”, disse.
As herdeiras de Silvio Santos têm sido alvo de críticas pela lista de convidados para o evento de lançamento do canal. Estavam presentes figuras de diferentes lados do espectro político, como o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Daniela Beyruti, em nome da família Abravanel, respondeu às críticas ao SBT News em carta aberta enviada à imprensa. Ela afirmou que a proposta do evento era refletir a “pluralidade e o respeito a todas as instituições”. “Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo. Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo”, escreveu a filha de Silvio Santos e presidente do SBT.
“Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos”, disse ainda Daniela Beyruti.
Primeira-dama Janja reage a vídeo de Zezé Di Camargo e critica ataque às filhas de Silvio Santos
A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, rebateu as declarações feitas por Zezé Di Camargo contra o SBT e, indiretamente, contra as filhas de Silvio Santos.
A crítica foi publicada nas redes sociais após o sertanejo divulgar um vídeo pedindo que a emissora desistisse de exibir seu especial de Natal, já gravado e com previsão de ir ao ar na quarta-feira (15), às 22h30.
No vídeo, Zezé afirmou estar incomodado com os rumos recentes do canal, especialmente depois da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração do SBT News, na última sexta-feira (12). Segundo o cantor, o posicionamento atual da emissora não representaria suas convicções pessoais.
Sem citar nomes, o artista também direcionou críticas às filhas de Silvio Santos, hoje à frente das decisões do grupo. Em tom duro, afirmou que atitudes recentes estariam em desacordo com os valores do fundador do SBT e disparou: “Filho que não honra pai e mãe, para mim, não existe”.
A fala repercutiu mal e motivou a resposta de Janja. A primeira-dama condenou especialmente o uso de termos considerados ofensivos para se referir às herdeiras do comunicador. Para ela, a linguagem adotada pelo cantor carrega machismo e misoginia e deslegitima a presença de mulheres em posições de comando.
Janja também ressaltou que esse tipo de discurso reforça formas de violência simbólica e moral contra mulheres, sobretudo quando parte de figuras públicas com grande alcance. “É preciso reagir sempre que esse tipo de ataque tenta desqualificar mulheres em espaços de poder”, afirmou, em síntese.
Na manifestação, a primeira-dama ainda saiu em defesa do SBT, destacando que Silvio Santos sempre prezou pelo pluralismo e pela diversidade de opiniões na emissora.
Segundo ela, a abertura para diferentes visões políticas e institucionais faz parte da história do canal e não deveria ser tratada como desvio de princípios.
A emissora também se pronunciou.

