Brasil - Brasília - Distrito Federal - 12 de setembro de 2025
InícioPelo BrasilIdentidade CandangaCâmara Legislativa do DF ilumina prédio em apoio às pessoas com doenças...

Câmara Legislativa do DF ilumina prédio em apoio às pessoas com doenças raras

Às 19h desta quarta-feira (26), a Câmara Legislativa iluminou-se de lilás, azul, verde e rosa para homenagear o Dia Mundial das Doenças Raras.

Informe Publicitário

Às 19h desta quarta-feira (26), a Câmara Legislativa iluminou-se de lilás, azul, verde e rosa para homenagear o Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado na próxima sexta (28). A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos e de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras capitaneou a ação, que alerta para a realidade de milhões de brasileiros que convivem com condições pouco conhecidas, mas com profundo impacto na vida deles.

Presidente da Frente Parlamentar de Doenças Raras, o distrital Eduardo Pedrosa (União) argumenta que a iluminação da Câmara é um símbolo de visibilidade e empatia. “As doenças raras não são tão raras quanto muitos imaginam. Quando acendemos essas luzes, estamos dizendo a cada paciente, a cada família, que eles não estão sozinhos. Estamos aqui para lutar por mais políticas públicas, mais acesso ao diagnóstico e tratamento, mais acolhimento”, afirma o parlamentar.


Na próxima sexta-feira, às 15h, uma sessão solene no plenário da CLDF vai se dedicar ao tema das doenças raras. Pacientes, familiares, associações, profissionais da saúde e pesquisadores estarão presentes para debater desafios e necessidades dessa comunidade.

O evento também vai contar com a participação de associações do DF, como a Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (Febrararas). “Essa não é apenas uma luta de quem convive com uma doença rara. É uma causa que diz respeito a todos nós, porque trata de empatia, de solidariedade e de justiça. Quando damos visibilidade a essas pessoas, estamos dando um passo importante para um mundo mais humano, onde ninguém fique para trás”, conclui Pedrosa.

Com informações da comunicação de Eduardo Pedrosa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As mais lidas