Brasil - Brasília - Distrito Federal - 11 de setembro de 2025
InícioVisão GeralCiência e TecnologiaObservatório com a maior câmera digital já feita revela suas primeiras imagens

Observatório com a maior câmera digital já feita revela suas primeiras imagens

O Observatório Vera C. Rubin está localizado no topo de Cerro Pachón.

Informe Publicitário

As três primeiras imagens do Observatório Vera C. Rubin, localizado no Chile, foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (23).

Uma delas resulta de 678 registros feitos em um intervalo de pouco mais de sete horas. A combinação revela as nuvens de gás e poeira que compõem nebulosas que estão a vários milhares de anos-luz da Terra.

Outra imagem mostra galáxias espirais e a terceira exibe o aglomerado de Virgem.

O Observatório Vera C. Rubin está localizado no topo de Cerro Pachón, uma montanha no deserto do Atacama. Elle foi desenvolvido para conduzir um megaprojeto de varredura, o LSST (sigla em inglês para Pesquisa de Legado de Espaço e Tempo).

Mapeando o céu do hemisfério Sul, ou seja, quase metade de toda a abóbada celeste, ele trará precisão e velocidade inéditas.

Embora haja hoje vários telescópios de solo com abertura de oito metros em operação, o Rubin tem alguns diferenciais marcantes. Um deles é a maior câmera digital já construída no mundo, uma gigante de 3,2 gigapixels. Outro é o enorme campo de visão e a capacidade de registrar vastas áreas do céu em rápida sucessão.

Os dados do LSST prometem revolucionar praticamente todos os campos da astronomia, do estudo do Sistema Solar (em que o telescópio poderá descobrir um sem-número de objetos, que vão de asteroides ao hipotético Planeta 9, supostamente localizado além de Netuno) aos grandes mistérios da astronomia moderna, como a energia e matéria escuras (cujos efeitos só são observados de forma indireta).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As mais lidas