Brasil - Brasília - Distrito Federal - 11 de setembro de 2025
InícioPelo BrasilRealidade BrasileiraFundo Amazônia faz 17 anos com apoio a mais de 600 entidades...

Fundo Amazônia faz 17 anos com apoio a mais de 600 entidades comunitárias

260 mil pessoas foram impactadas positivamente pelas ações do Fundo.

Informe Publicitário

O Fundo Amazônia comemora 17 anos de atuação com um evento em Manaus (AM), nesta terça e quarta-feira (12 e 13/8). Com o tema “Raízes e Rumos: O que aprendemos. O que queremos. O que construiremos juntos”, o encontro reúne mais de 100 participantes — entre representantes indígenas, povos e comunidades tradicionais, governos estaduais, sociedade civil e União — que representarão os 139 projetos apoiados pelo Fundo desde sua criação.

Principal iniciativa de cooperação internacional no combate ao desmatamento, o Fundo Amazônia apoiou, ao longo de sua trajetória, desde a promoção da produção sustentável até a geração de renda e melhores condições de vida para os povos e comunidades tradicionais que mantêm a floresta em pé. Mais de 600 organizações comunitárias e 260 mil pessoas foram impactadas positivamente pelas ações do Fundo, que também investiu em projetos de ordenamento territorial em mais de 161 terras indígenas.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que “o Fundo Amazônia tem uma arquitetura complexa, cuja construção teve a participação de vários parceiros, e foi inovadora e pioneira para pagar pelo resultado já alcançado em relação à queda do desmatamento”. “Ele chega a povos indígenas, quebradeiras de coco, seringueiros, pecadores tradicionais e todos que têm resultados alcançados na preservação da floresta pelo seu próprio modo de vida”, destacou. “Me sinto muito feliz por termos, nos governos do presidente Lula, criado mecanismos que fazem com que as políticas e recursos públicos atinjam as pontas”, pontuou.

Marina Silva classificou a iniciativa como um “fundo mãe, que acabou alavancando e catalizando recursos para outros fundos, inclusive com capacidade de beneficiar outros segmentos em outras regiões do país”, concluiu.

“O Fundo Amazônia é um instrumento fundamental para preservação do meio ambiente. E, nesses 17 anos, mostrou que é possível unir preservação com desenvolvimento sustentável e melhoria de vida para as populações da Amazônia. Com a parceria de países doadores e organizações da sociedade civil, dos estados da Amazônia Legal e da União, estamos ampliando o alcance dos projetos, fortalecendo comunidades, combatendo o desmatamento e promovendo a bioeconomia”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. “Nosso compromisso é seguir atuando com transparência e resultados concretos, para que a floresta continue de pé e gerando oportunidades para quem vive nela e dela”, completa o presidente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As mais lidas