Brasil - Brasília - Distrito Federal - 10 de janeiro de 2025
InícioTurismo NacionalCatálogo de Experiências Turísticas do Brasil destaca ampla variedade de atrativos do...

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil destaca ampla variedade de atrativos do Nordeste

Vivências na região contemplam afroturismo, turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo gastronômico, cultural e muito mais. Publicação do Ministério do Turismo busca orientar viajantes nacionais e internacionais

Informe Publicitário

A COP30, realizada em Belém (PA), marcou o lançamento do Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil, um guia que orienta visitantes nacionais e internacionais quanto a vivências qualificadas e estruturadas de todas as regiões do país. Elaborada pelo Ministério do Turismo, a publicação busca posicionar o Brasil como um destino sustentável e responsável, capaz de atrair viajantes à procura de natureza, cultura e o modo de vida autêntico de comunidades.

O material é dividido por regiões e reúne iniciativas apoiadas por ações interministeriais como o Programa Rotas Negras, a RedeTrilhas (Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade) e o Projeto Experiências do Brasil Original. Além disso, o guia traz informações sobre a região turística, seus municípios, a descrição das atividades disponíveis, atrativos imperdíveis, a melhor época do ano para visitar cada ponto e as redes sociais das experiências.

NORDESTE – A publicação abre a parte dedicada à região Nordeste do país com o estado de Alagoas, destacando o afroturismo na cidade de União dos Palmares e o turismo de base comunitária no município de Porto de Pedras, que compõe Rota Ecológica dos Milagres.

Na Bahia, os destaques do material são a Chapada Diamantina, nas cidades de Lençóis, Colônia e Nova Redenção; o turismo de observação de aves silvestres e nativas dos municípios de Boa Nova e Iguaí; e o afroturismo em Cairu, na Costa do Dendê, com um convite à valorização da cultura afro-brasileira, da natureza e da história viva do local.

Já no Ceará, o guia aponta o Centro de Artesanato das Mulheres Crocheteiras de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara, na Rota das Emoções; a Rota Verde do Café, nos municípios de Guaramiranga, Baturité, Pacoti, Mulungu e outros da região, com uma imersão completa na natureza da Mata Atlântica; e a Rota Costa dos Ventos, nas cidades de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Amontada, Itarema e Acaraú.

Na Paraíba, o catálogo do Ministério do Turismo aponta o etnoturismo na Trilha dos Potiguara, no município de Baía da Traição; o Caminho das Ararunas, nas cidades de Araruna, Riachão de Araruna e Cuité; e os encantos do Rio Paraíba, que passa por João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, trazendo a cultura e a natureza paraibana.

Em Pernambuco, o guia traz o Parque Nacional do Arquipélago de Fernando de Noronha, como opção para o ecoturismo; o Parque Nacional do Vale do Catimbau, no município de Buíque, para quem deseja fazer turismo religioso e cultural; a Rota dos Manguezais do Rio Formoso, também abrangendo o turismo cultural e o ecoturismo; e a Biofábrica de Corais, em Porto de Galinhas.

No Piauí, o catálogo destaca o Museu da Natureza no Parque Nacional Serra da Capivara, com uma imersão no ecoturismo e turismo cultural; o Quilombo Mimbó, uma comunidade tradicional com mais de 200 anos de existência; e a Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas.

A publicação indica, no Rio Grande do Norte, o Geoparque Seridó, reconhecido pela UNESCO, que engloba opções de turismo de aventura e cultural; o afroturismo e o turismo gastronômico na comunidade quilombola Sibaúma e no Território Indígena Potiguara Katu; e o turismo de base comunitária na Rota das Ostras, que conecta natureza, cultura e gastronomia de forma sustentável.

Quanto às experiências de Sergipe, o material aponta o Complexo do Xingó, com ecoturismo e turismo cultural; a Rota do Peixe-Boi Marinho, uma iniciativa de turismo sustentável; e, os Caminhos do Quilombo – Experiência no Povoado Mussuca, a maior comunidade quilombola de Sergipe.

Acesse AQUI o catálogo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As mais lidas