Quando se fala em Halloween, imediatamente pensamos nas icônicas festas americanas, repletas de crianças fantasiadas, máscaras e doces. No entanto, essa celebração tem suas origens na Europa, e, a cada ano, o Halloween ganha mais força em Portugal. Além das tradições locais, as festas e eventos temáticos têm conquistado espaço, especialmente no Porto e Lisboa. Nessas cidades, é fácil encontrar ruas decoradas, pessoas fantasiadas e passeios por lugares mal-assombrados, além de festas incríveis para os fãs do mundo do terror. Reunimos aqui algumas dicas e informações para que você possa aproveitar o Halloween em Portugal com muita diversão e estilo!
Veja no final do artigo um resumo das melhores festas de Halloween no Porto e Lisboa em 2025!!
Quer viver na Europa?
Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.
O que se comemora no Halloween?
A origem dessa celebração remonta à Europa, mais precisamente ao festival celta de Samhain, realizado há mais de 2.000 anos na Irlanda, Reino Unido e norte da França. O Samhain marcava o fim da colheita e o início do inverno, um período em que os celtas acreditavam que os espíritos dos mortos voltavam à Terra. Para afastar espíritos malignos, acendiam fogueiras e usavam fantasias de peles e cabeças de animais.
Com a chegada do cristianismo, a festa foi adaptada e ligada ao Dia de Todos os Santos em 1º de novembro. A véspera, chamada “All Hallows’ Eve”, se transformou no Halloween atual, que foi levada para os EUA pelos imigrantes irlandeses no século XIX. Com o passar dos anos, foi evoluindo para incluir fantasias e “trick or treat” nos EUA.
Saiba também como é o Natal em Portugal!
Quando é Halloween?
Tradicionalmente as celebrações acontecem na noite do dia 31 de outubro, véspera do feriado do dia 1 de Novembro, que é o Dia de Todos os Santos e antevéspera do Dia dos Fiéis Defuntos, também celebrada no país.

Festa das Bruxas de Montalegre
Como é o Halloween em Portugal?
O Halloween em Portugal, ou Dia das Bruxas, têm suas tradições próprias, mas tem ganhado mais destaque, especialmente entre os jovens, com festas, fantasias e pedidos de doces, fortemente influenciados pela cultura anglo-saxônica. Lojas, centros comerciais e ruas entram no clima, com decorações de Halloween em tons de laranja e roxo, além de uma oferta crescente de fantasias e adereços.
As festas tradicionais relacionadas a essa época do ano no país são bem antigas e estão ligadas ao Dia de Todos os Santos (1º de novembro) e ao Dia dos Fiéis Defuntos (2 de novembro). Algumas das tradições portuguesas são:
Noite das Bruxas de Montalegre (ou Noite dos Fachos)
A festa acontece na pequena localidade de Vilar dos Perdizes, todas as sextas-feira 13 do ano, e também no dia 31 de outubro. São acesas tochas e uma fogueira, com pessoas a dançar e rituais associados a “bruxaria”. Acontecem pequenas feiras, com vendas de ervas medicinais, espetáculos teatrais e rituais de purificação. É servida a famosa “Queimada”, uma bebida tradicional, feita com aguardente, açúcar e frutas, preparada em um grande caldeirão. Durante a queimada, é recitado um “conxuro”, uma espécie de encantamento que afasta os maus espíritos, enquanto o público participa dessa experiência ritualística. A festa chega a reunir 50mil pessoas nas ruas.
Bolinhos e Bolinhós, em Coimbra
As crianças disfarçam-se e vão às ruas com uma lanterna de abóbora. O objetivo é bater de porta em porta a pedir dinheiro, bolos ou doces enquanto canta-se a tradicional canção “Bolinhos e Bolinhós”. Os bolinhos mencionados aqui são o Pão de Deus (referido abaixo). A canção é esta mostrada no vídeo, com a seguinte letra:
“ Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Que estão mortos, enterrados
À porta da bela,) cruz
Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de vir cá fora
P’ra nos dar um tostãzinho.Ou então um bolinho.
Se a porta se abrisse e a dona desse qualquer coisa cantava-se de seguida:
Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho.Caso não abrissem a porta, a letra era um pouco diferente:
Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto. “
Festa da Cabra e do Canhoto
É uma celebração tradicional que acontece na Aldeia de Cidões, no concelho de Bragança, e está profundamente enraizada em antigas práticas Celtas da região. O ponto alto da festa é a fogueira acesa na praça da aldeia, ao redor da qual os moradores e visitantes se reúnem para reviver antigas tradições que evocam os tempos em que o sobrenatural e as forças da natureza eram reverenciadas. Entre os momentos mais emblemáticos da festa está a encenação do “Canhoto”, uma figura diabólica que simboliza o caos e a desordem, em contraste com as forças do bem. A festa é acompanhada por música tradicional, danças e a queima de uma cabra em efígie, representando a purificação e a expulsão dos maus espíritos.
Caspíadas (Açores)
Essa é uma manifestação popular que ocorre principalmente na ilha de São Miguel, quando é oferecido um bolo alusivo à data, chamado de caspíadas, geralmente em formato de caveira. Crianças e jovens batem às portas pedindo dinheiro e guloseimas, e as pessoas oferecem sobretudo este bolo.
Pão por Deus
Uma tradição muito antiga que ainda ocorre em algumas regiões do país especialmente em zonas rurais: no dia seguinte ao Halloween (1 de novembro), as crianças batem de porta em porta a pedir o Pão por Deus. Trata-se de um doce tradicional português, feito com uma massa fofa similar à de brioche, coberta por uma mistura de coco ralado, açúcar e ovo. Após ser moldado, é pincelado com gema e levado ao forno até dourar. É comum polvilhá-lo com açúcar em pó após assado. Delicioso. Dizem que a tradição vem do século XV, que foi retomado após o terremoto de Lisboa, em 1755.

Pão de Deus, doce tradicional português oferecido no Halloween.
Visita a cemitérios
Além disso, no Dia de Todos os Santos, 1º de novembro, é costume as famílias visitarem os cemitérios para homenagear os entes queridos falecidos, enfeitando suas sepulturas com flores. A ligação com a memória dos mortos é uma tradição forte nesta época, com menos foco nas fantasias e no aspecto festivo do Halloween.
Agenda do Halloween Porto 2025
Já é uma tradição ocupar as ruas do centro histórico do Porto, fantasiado, para beber e celebrar com amigos em algumas das melhores festas que acontecem em vários bares e discotecas da cidade. Nas Galerias Paris as ruas se enchem de gente. Mas há muitas festas privadas (mediante compra antecipada de ingressos) em vários locais do Porto.
Eis algumas festas das bruxas previstas para esse ano:
Festas de Halloween no Porto
Halloween WOW
Onde : WOW, Vila Nova de Gaia
O quê :Festa com jantar das 22h30 às 5h – Celebrações de Halloween cheias de suspense, horror e muito susto, que começam a 31 de outubro e vão até 2 de novembro!
- Visita ao “Porto dos Horrores” – Museu Porto Region Across The Ages
- Escape Room “Save The World” – The Art of Drinking – The Bridge Collection
- Oficina “Doce ou Travessura” – Museu The Chocolate Story
- Jantar em família – VP
Hard Rock Café
Onde : Hard Rock Café Porto
O quê : Uma noite arrepiante com muito rock brasileiro anos 80 & 90 com BRAZOOCA ROCK CLUB!