Uma fiscalização realizada na BR-401, em Boa Vista (RR), resultou na apreensão de 10 quilos de ouro, avaliados em mais de R$ 7 milhões, transportados ilegalmente em uma caminhonete que havia saído de Manaus (AM). O motorista foi preso após apresentar informações contraditórias e não comprovar a origem do metal. O ouro estava escondido em um fundo falso no painel do veículo.
A operação ocorreu na quarta-feira (22/10), apenas dois dias depois de outra grande apreensão no estado, quando ações coordenadas pelo Governo Federal resultaram no confisco de R$ 25 milhões em ouro.
Coordenadas pela Casa de Governo em Roraima, as operações têm o objetivo de interromper a logística usada por garimpeiros na região Norte, especialmente nas rotas terrestres que cortam o entorno da Terra Indígena Yanomami (TIY).
“Essa apreensão faz parte de um conjunto de ações permanentes do Governo Federal, de longo prazo, para impedir a exploração ilegal de minérios em terras indígenas. Seguiremos atuando para desarticular a logística que tenta sustentar o garimpo ilegal em Roraima”, afirmou Nilton Tubino, diretor da Casa de Governo.
Desde março de 2024, operações integradas com forças de segurança federais têm resultado na apreensão de ouro, combustível, motores e aeronaves utilizadas por garimpeiros, além da inutilização de estruturas logísticas em regiões de difícil acesso. A fiscalização terrestre segue reforçada em estradas estratégicas para impedir o transporte de minério ilegal no estado.


