Brasil - Brasília - Distrito Federal - 11 de setembro de 2025
InícioPelo BrasilIdentidade CandangaDistrito Federal recebe selo MigraCidades, certificação foi concedida pela ONU

Distrito Federal recebe selo MigraCidades, certificação foi concedida pela ONU

Certificação da ONU reconhece ações governamentais em apoio a migrantes, especialmente no sentido de facilitar o acesso a serviços públicos de saúde

Informe Publicitário

O Distrito Federal (DF) recebeu hoje (16), em cerimônia virtual, o selo MigraCidades. A certificação, concedida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), reconhece iniciativas de governos locais para aprimorar a governança migratória no Brasil, especialmente em ações voltadas para facilitar o acesso de migrantes a serviços públicos de saúde. A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) teve papel preponderante para a certificação.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca a importância da pasta, por estar localizada na capital. “A SES se caracteriza por oferecer serviços a nossa população e ao grande número de pessoas vindas de outros países, seja de passagem, seja para permanecer. De refugiados a visitantes, todos têm acesso aos serviços de saúde”, afirma. As equipes são orientadas a compreender as especificidades culturais, crenças, práticas religiosas e aspectos alimentares e nutricionais dessa população, promovendo acolhimento humanizado e escuta ativa.

A certificação reconhece iniciativas de governos locais que buscam aprimorar a governança migratória no Brasil, especialmente em ações voltadas para facilitar o acesso de migrantes a serviços públicos de saúde.

Ações

Entre as ações realizadas ao longo de 2024, estão o lançamento do Guia de Acolhimento aos Migrantes, Refugiados e Apátridas. O material tem como objetivo informar a população de estrangeiros sobre seus direitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Internamente, a SES-DF criou notas técnicas e outras orientações para os servidores envolvidos no acolhimento a essa população, trabalho desenvolvido pela Gerência de População em Situação de Vulnerabilidades e Programas Especiais (GASPVP), da Coordenação de Atenção Primária à Saúde.

Em 2024, a SES-DF lançou o Guia de Acolhimento aos Migrantes, Refugiados e Apátridas. Além do guia, equipes da saúde contam com Nota Técnica que orienta o atendimento da população estrangeira. Foto: Jhonatan Cantarelle/ Agência Saúde-DF.

“Os governos certificados concluíram todas as etapas do processo da Plataforma MigraCidades ao longo de 2024. O selo reconhece o empenho dessas gestões na integração de pessoas migrantes e na promoção da coesão social”, explica a representante da GASPVP, Ana Cristina Sampaio.

A servidora ressalta que o selo também valoriza as ações intersetoriais, realizadas em parceria com diversos órgãos governamentais, como a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e a Defensoria Pública da União (DPU), além de Organizações Não Governamentais (ONGs) e outras instituições da sociedade civil.

Certificação concedida pela ONU reconhece ações de saúde em apoio a migrantes.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

As mais lidas