Durante o mês de julho, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo potencial para Brasília e demais cidades do Distrito Federal devido aos baixos índices de umidade relativa do ar, frequentemente abaixo de 30%, bem inferiores aos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mesmo com temperaturas mais amenas, o clima seco aumenta significativamente os casos de problemas respiratórios. De acordo com o Ministério da Saúde, esse período exige atenção redobrada, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas pulmonares ou cardíacas.
“A baixa umidade do ar deixa o organismo mais vulnerável a doenças como rinite, sinusite, asma e até pneumonia. Manter os ambientes com umidade adequada, usar umidificadores, higienizar bem as mãos e evitar poluentes são medidas essenciais de prevenção”, explica Juliana Paiva Lins, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera.
A especialista ainda destaca que hidratar o corpo e proteger as vias respiratórias é fundamental. “Além da ingestão frequente de líquidos, é importante higienizar as narinas com soro fisiológico, proteger a pele com loçõeshidratantes e buscar atendimento médico ao menor sinal de mal-estar ou dificuldade para respirar”, orienta.
Abaixo, a coordenadora elencou algumas dicas de cuidados para aliviar os sintomas de problemas respiratórios em períodos secos e com temperaturas mais elevadas:
• Beba mais líquidos: água, sucos naturais e água de coco ajudam na hidratação;
• Prefira refeições leves com legumes, verduras e frutas;
• Hidrate a pele e os lábios com produtos específicos;
• Use soro fisiológico nasal para aliviar o ressecamento das vias respiratórias;
• Evite banhos muito quentes, que ressecam a pele;
• Aplique hidratante corporal com frequência;
• Mantenha a casa limpa para reduzir poeira e alérgenos;
• Evite fumar e minimize a exposição à poluição e fumaça;
• Ventile os ambientes para renovar o ar, mesmo em dias secos;
• Use óculos de proteção em dias de vento forte;
• Acompanhe os boletins meteorológicos e redobre os cuidados quando a umidade estiver muito baixa.
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à CognaEducação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site (https://www.anhanguera.com/) e o blog (https://blog.anhanguera.com/category/noticias/).