A produção e as vendas de automóveis da China registraram aumentos de dois dígitos no primeiro semestre deste ano, sinalizando um consumo interno vigoroso na segunda maior economia do mundo, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM, em inglês).
A produção total de automóveis da China atingiu 15,62 milhões de unidades no período, com alta anual de 12,5%, enquanto as vendas cresceram 11,4%, totalizando 15,65 milhões de unidades.
De acordo com a CAAM, o mercado automobilístico demonstrou vitalidade crescente, impulsionado por diversos fatores, como o crescimento econômico estável do país, o programa de substituição de bens de consumo e a rápida expansão do mercado de veículos de novas energias (NEVs). A produção de NEVs aumentou 41,4% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando cerca de 6,97 milhões de unidades no primeiro semestre. As vendas subiram 40,3% na comparação anual, totalizando aproximadamente 6,94 milhões de unidades.
Segundo a associação, os NEVs representaram 44,3% do total de veículos novos vendidos na China entre janeiro e junho.
Para estimular o consumo, a China ampliou em janeiro o escopo de veículos de passageiros abrangidos por seu programa de substituição, com o objetivo de aumentar a demanda interna e apoiar a economia nacional por meio da modernização de equipamentos e da substituição de bens de consumo.
Os dados de quinta-feira também mostraram que as exportações de automóveis da China cresceram 10,4% em termos anuais, somando 3,08 milhões de unidades no primeiro semestre. Dentre elas, destacaram-se as exportações de NEVs, que dispararam 75,2%, atingindo 1,06 milhão de unidades.