Brasil - Brasília - Distrito Federal - 17 de setembro de 2025
InícioPelo BrasilIdentidade CandangaPlanetário de Brasília investe em capacitação para atender público com Transtorno do...

Planetário de Brasília investe em capacitação para atender público com Transtorno do Espectro Autista

Espaço ultrapassa marca histórica de 106 mil visitantes em 2025, refletindo crescimento contínuo nos últimos anos

Informe Publicitário

Na tarde da última segunda-feira (15), a equipe do Planetário de Brasília Luiz Cruls deu um passo importante para tornar o espaço mais humanizado. Os funcionários participaram de uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), ministrada por profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Essa foi a segunda turma de servidores a receber a capacitação — a primeira ocorreu no último dia 8 de setembro. O treinamento apresenta estratégias de acolhimento e manejo de crises, além de destacar a importância da criação de uma sala de acomodação sensorial para visitantes neuroatípicos.

Viviane Veras, gerente do Centro de Referência Especializado no Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), e a fisioterapeuta do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) Suyenne Figueiredo conduziram a palestra.

“É fundamental que os estabelecimentos invistam em capacitação para o manejo e cuidado de pessoas com TEA. Dessa forma, promovem acessibilidade, acolhimento e empatia, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, onde pessoas autistas possam participar plenamente de uma maior diversidade de atividades”, reforça Viviane Veras.

Para o diretor do Planetário, Júnior Berbet, a iniciativa dialoga diretamente com a realidade do espaço. “Aqui nós temos algumas crianças com hiperfoco em planetas. Algumas vêm quase todos os finais de semana. Elas vêm vestidas de astronautas, gostam de assistir ao filme dentro da cúpula. Nós temos uma visitação crescente aqui no planetário e pretendemos melhorar sempre o nosso atendimento”, afirma.

A trajetória de visitantes do Planetário nos últimos anos mostra como o espaço vem ganhando cada vez mais lugar no coração do público. Depois da queda brusca registrada em 2020, durante a pandemia, o espaço voltou a crescer de forma constante, ano após ano, alcançando marcas cada vez mais expressivas: em 2021, já eram quase 22 mil visitantes; no ano seguinte, o salto foi expressivo, alcançando mais de 77 mil. O crescimento seguiu firme em 2023, com mais de 91 mil pessoas, até chegar a 2024, quando o Planetário atingiu 102 mil visitantes. Agora, em 2025, o espaço já soma 106 mil pessoas até setembro, um recorde que confirma a consolidação do Planetário como um dos destinos culturais e científicos mais queridos de Brasília.

O Planetário de Brasília Luiz Cruls é administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF), funcionando de terça a domingo, das 7h30 às 19h, com entrada gratuita.

*Com informações Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As mais lidas