Brasil - Brasília - Distrito Federal - 29 de outubro de 2025
InícioInternacionalEspaço CorporativoPopulação do Distrito Federal pode conferir dados de trânsito por meio do...

População do Distrito Federal pode conferir dados de trânsito por meio do sistema Infovidas

Sistema reúne informações sobre sinistros fatais, frota e condutores, com acesso gratuito e atualizado no site oficial

Informe Publicitário

Na sexta-feira (24), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) passou a disponibilizar à população informações detalhadas sobre sinistros fatais de trânsito, além de dados atualizados sobre a frota e os condutores do DF. O acesso é feito de forma simples, gratuita e transparente, por meio do sistema Infovidas, disponível na aba “Estatísticas” do portal oficial do órgão.

O Infovidas reúne série histórica de sinistros fatais, indicadores de ocorrências, informativos sobre condutores habilitados e a evolução da frota veicular. O material é produzido pela Gerência de Estatística de Acidentes de Trânsito (Gerest), em parceria com a Diretoria de Controle de Veículos e Condutores (Dirconv), a partir de registros oficiais do Detran-DF.

Para o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, a divulgação desses dados representa mais um avanço na relação com a sociedade: “O acesso à informação é essencial para que o cidadão compreenda melhor a realidade do trânsito e participe das discussões sobre segurança viária”.

Infovidas

Lançado em março de 2024, o sistema Infovidas integra informações de diferentes fontes e oferece aos servidores do Detran ferramentas para a elaboração de relatórios e painéis estratégicos voltados ao planejamento de ações de segurança viária. Entre seus recursos, destacam-se mapas interativos que identificam os locais dos sinistros e a natureza deles, gráficos comparativos dos dados das vítimas e dos sinistros, além da possibilidade de filtrar por ano e circunscrição do ocorrido e na aba frota por ano de fabricação dos veículos.

Desde a década de 1990, a Gerest coleta informações sobre sinistros com o objetivo de analisar causas e fatores relacionados a mortes no trânsito. Esses dados passaram a ser armazenados eletronicamente a partir de 2000 e, atualmente, estão centralizados no Infovidas.

Em junho de 2025, o sistema foi reconhecido como um dos projetos inovadores do Governo do Distrito Federal e apresentado na 2ª Semana de Inovação da Secretaria de Economia (Seec-DF), consolidando-se como uma ferramenta estratégica para a gestão e prevenção de acidentes no DF.

A expectativa é que o Infovidas continue a evoluir, com novos recortes, painéis interativos e recursos que tornem a análise dos dados ainda mais intuitiva e completa, ampliando o acesso da sociedade à informação e fortalecendo a transparência do órgão.

*Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

EdiçãoPaulo Soares
NOTÍCIAS RELACIONADAS

As mais lidas